Alugar ou vender? Vantagens e desvantagens de cada opção

Quando se tem um imóvel disponível, fica uma dúvida frequente: vender ou alugar? Quais vantagens e desvantagens para cada opção? Está na hora de pesar os prós e contras e ver qual delas é a melhor para você.

Alugar um imóvel

Vantagens

A maior vantagem de se alugar um imóvel é a valorização do mesmo, pois ao contrário dos bens móveis que perdem valor ao longo do tempo, os imóveis se valorizam.

Porém, ao alugar um imóvel você permanecerá com a responsabilidade de mantê-lo em bom estado. Essa manutenção é importante para que ele não se deteriore. É normal que apareçam sempre alguns reparos a fazer. Por isso, fique atento para que ele possa estar sempre bem apresentável.

É importante lembrar-se de incluir esses gastos na definição do valor do aluguel, assim como os impostos e taxas administrativas. No entanto, em alguns casos existe um acordo entre locador e locatário para definir algumas responsabilidades extras, apesar de a maioria ser do proprietário. Ah, uma coisa importante: procure não fugir do valor da média dos imóveis do bairro e compare o estado de conservação com os demais para que você não fique no prejuízo na hora de repará-lo.

Outra vantagem é a renda fixa mensal que esse tipo de negócio proporciona.

Desvantagens

Fique atento também às desvantagens dessa opção, como, por exemplo, a inadimplência. Ao mesmo tempo em que é bom ter uma renda certa, ela deixa de ser certa por conta dos atrasos que podem ocorrer do pagamento. Por isso, é bom sempre que possível deixar um dinheirinho na reserva para esse tipo de contratempo.

Outra desvantagem é a de que em tempos de crise, como por exemplo, a que o Brasil está passando no momento, o ramo imobiliário tenha uma grande queda, os imóveis tenham seus preços desvalorizados, tanto para a venda como para aluguel e ao invés de gerarem renda, podem gerar despesas, como, por exemplo, o IPTU e taxa de condomínio.

Vender um imóvel

Vantagens

A maior vantagem de se vender um imóvel é a liquidez do dinheiro, pois ela se torna uma oportunidade de renda ao passo que se permanece com o valor bruto guardado.

Desvantagens

Para quem não tem controle financeiro essa opção poderá piorar a situação. Saber fazer o investimento na hora e local certo vai definir se o dinheiro da venda acarretará ou não lucro para o proprietário. Por isso, procure investimentos de baixo risco.

Atualmente, o Brasil vive uma crise econômica que está afetando vários setores no mercado. Alguns deles estão sendo atingidos de forma mais profunda que outros, mas lembre-se, crises vão embora na mesma velocidade que chegam, devemos aprender sobre elas e aproveitar as oportunidades.  Após ponderar as vantagens e desvantagens de cada opção, o proprietário precisa verificar a necessidade e urgência do dinheiro para decidir o que é melhor.