Como funciona um consórcio imobiliário?

COMO FUNCIONA UM CONSÓRCIO

Recentemente os consórcios tem se mostrado como uma opção recorrente para aqueles que desejam atingir o tão sonhado objetivo de adquirir seu próprio imóvel e deixar os aluguéis.

Isso tem ocorrido, especialmente, porque o mercado imobiliário está em alta, isto é, os valores dos imóveis em venda sofreram um aumento expressivo. A consequência disso? Com valores tão altos muitas pessoas não conseguem arcar com o valor total dos imóveis, buscando alternativas que facilitem a compra. Por isso a opção pelos consórcios.

O que faz com que os consórcios se tornem mais atraentes? Como eles funcionam?

Para compreender o conceito de consórcio é fácil. Basta pensar que é conjunto que pode ser constituído tanto por pessoas físicas como jurídicas, com o propósito de contribuírem para um auto financiamento, isto é, como se estivessem contribuindo para formação de uma espécie de poupança. Ou seja, pense que cada uma dessas pessoas representa uma cota, que será paga regularmente (e sem juros).

Mensalmente é realizada uma reunião de assembleia deste grupo para realização de um sorteio, em que os consorciados participam. O ganhador do sorteio recebe uma carta crédito, que poderá ser usada para custear uma parte do valor que ele não conseguiria fora do consórcio. Esse grupo sempre é gerido por uma administradora de confiança (isto é, regular e autorizada pelo Banco Central), que será a responsável por lidar com as principais atividades comerciais e financeiras do consórcio.

Além dos sorteios realizados com a finalidade de contemplar um dos cotistas, há outra possibilidade de conseguir a carta crédito, que é o oferecimento de lances pelos participantes do consórcio com o propósito de obtê-la. O cotista que oferece o melhor lance, ganha.

Prós e Contras: alguns pontos de importante análise na hora da decisão.

Entre os aspectos positivos a serem levados em consideração é que os consórcios são um modo menos complexo de os consumidores conseguirem o valor para atingirem a possibilidade de barganha (quando conseguem a carta crédito). Isso tem representado menos burocracias, pois muitas pessoas deixam de envolver-se com os complexos empréstimos para cumprirem esta finalidade. Em alguns consórcios, por exemplo, não são exigidos comprovação de renda nem avais, como garantia.

Outra vantagem ainda, é que suas parcelas, mesmo acrescidas de taxas, não possuem o mesmo peso que os juros dos financiamentos, por exemplo! Nos financiamentos muitas vezes são exigidos pagamentos de parcelas intermediárias, que exorbitam a capacidade de pagamento de muitas pessoas. O consórcio, ao contrário, não possui esse tipo de parcelas, tornando a adesão bem mais acessível.

Contudo, importante ponderar uma importante questão. O consórcio pode levar muitos anos para que o grupo termine, podendo levar até 15 anos, e por isso não é o mais aconselhável para quem está esperando por uma solução rápida. É importante ter em mente que o consórcio não é algo imediato. Isto é, pode levar bastante tempo até a obtenção da carta crédito, já que ela está condicionada as hipóteses (a) do sorteio; (b) do maior lance; ou (c) do encerramento do grupo.

 

3195 total de visitas, 1 hoje

  

3195 total de visitas, 1 hoje

15 Respostas para “Como funciona um consórcio imobiliário?”

  1. Se eu pagar 60 parcelas e ainda não fui sorteado e por problema financeiro não poder mais pagar sera que a administradora devolve o valor pago de imediato ou só no termino dos longos 200 meses com correção.

    • Se eu pagar 60 parcelas e ainda não fui sorteado e por problema financeiro não poder mais pagar sera que a administradora devolve o valor pago de imediato ou só no termino dos longos 200 meses com correção.

      • Olá Sr. Erlin então qualquer lugar que o Sr. For fazer os valores serão devolvidos pelo sorteio. Qualquer dúvida pode entrar em contato comigo Daniela 11987392847 tim whatsapp

    • Oi Erlin. Me liga que te passo melhores informaçoes . (11) 97051-5965

  2. antonio justino lucena em 30 de junho de 2015 @ 12:51 pm

    Proposta:
    Quero comprar uma casa no Parque Amazônia Goiânia Go avaliada entre 650 e 800 mil e tenho uma renda familiar de 21 mil. Esse imovel ja foi meu e foi vendido dia 31/março de 2015.
    Consigo recompra-lo sem lance para sair de imediato? ou se eu quero uns 400 a 450 mil em mãos a diferença fica como se fosse lance? Não tenho dinheiro novo para lance. Só tenho interesse se for um percentual alto de lance para sair de imediato. Um chute 99 por cento certeiro. Não tenho o perfil que poderia esperar.
    Favor responder.
    Abraço.
    Lucena 82410405 062 tim.

  3. Olá boa noite.
    Já tenho um lote em meu nome registrado, e já comecei a obra da minha casa neste lote, uns 20% já construído, preciso de uns $ 80.000,00 para acabar a obra, tenho $ 10.000,00 para dar de lance, qual a chance de tirar agora dando esse lance?
    Por que assim sei que dentro do meu orçamento vou poder pagar as mensalidades numa boa, sei também que se não for contemplado minha parcela vai ficar alta e assim não vou ter condições de arcar com essa responsabilidade,vcs podem me ajudar?
    obrigado
    Att
    Marlon

  4. Olá me desculpe, quero acrescentar mais uma coisa que acho muito importante,tenho uma renda de $ 2.500,00 ao mês,quais as minhas chances?
    Att
    Marlon

  5. tel: 32 9969 8844 – Minas Gerais.

  6. tel: 32 9969 8844

  7. Tenho imóveis em Natal RN para investimento e moradia.
    Qualquer coisa entrem em contato no 084 99818-9775 (Whatsapp e ligações)

  8. Sou corretor de imóveis, como posso trabalhar com consórcio imobiliário?

    • Willians qual seu telefone para queveu posso está entrando em contato com VC, o meu eh 011987392847tim whats APP me da um toque q eu te retorno. Obrigada Daniela

  9. Boa tarde!!

    Trabalho com cartas de créditos, quem estiver interessado… (11)94915-5201. Obrigada.

  10. Email: unifisa.cristina@gmail.com

  11. Trabalho com o consorcio Embracon e o consorcio Rodobens (Rodobens não pede comprovação de renda para aprovar cadastro) 11 98959 6440 Claro e WhatsApp

Envie uma mensagem

Outras dicas para você

  • Indo para uma nova casa? Saiba como se p...

    por em 18 de junho de 2017 - 0 Comentários

    Mudar de casa exige planejamento e organização. São milhares de detalhes que precisam ser pensados antes de realizar a mudança. Para ajudá-lo nessa árdua tarefa, veja abaixo algumas dicas do que fazer para evitar aquela dor de cabeça na hora de se mudar. 1º passo: Definir o que levar O ser humano tem o costume Continuar lendo…

  • As melhores formas de anúncio para seu i...

    por em 3 de outubro de 2015 - 7 Comentários

    Há inúmeras maneiras de divulgar seu imóvel. Porém, algumas são mais eficientes que as outras. Fique por dentro do que se deve fazer ou não para anunciar o seu imóvel e vendê-lo o mais rápido possível. Divulgação via Internet Sem dúvida nenhuma, hoje em dia a internet é a melhor forma de se divulgar um Continuar lendo…

  • A crise te ajudará na compra de uma casa...

    por em 26 de setembro de 2015 - 6 Comentários

    Comprar imóveis durante a crise tem se mostrado cada vez mais promissor. No passado não havia tempo para negociações, quando um imóvel era construído ou colocado à venda em questão de dias já estava vendido, ou até mesmo sua venda era realizada antes da construção começar. Por que o preço está melhor? A crise diminui Continuar lendo…

  • 5 dicas para escolher o melhor consórcio...

    por em 19 de setembro de 2015 - 5 Comentários

    Consórcio é o agrupamento de pessoas físicas ou jurídicas que, através de pagamentos mensais, formam uma poupança destinada à aquisição de imóveis, carros, motos, viagens e até mesmo cirurgias plásticas. Estima-se que aproximadamente cinco milhões de brasileiros optaram por esse sistema de compras, tudo porque não sofre a incidência das altas taxas de juros, ao Continuar lendo…

  • 3 formas econômicas de renovar a sua cas...

    por em 15 de setembro de 2015 - 0 Comentários

    Só existe uma sensação melhor do que estar em casa: é estar em uma casa nova! Nem sempre se pode comprar uma outra casa na vida, ou às vezes a atual possui um valor emocional muito grande. Então, se você não pode comprar uma casa nova, por que não renovar a que você já tem? Continuar lendo…

  • Onde procurar as melhores oportunidades ...

    por em 7 de setembro de 2015 - 6 Comentários

    O investimento em imóveis hoje em dia se tornou uma alternativa escolhida por muitas pessoas por ser um tipo de negócio geralmente seguro e rentável. Além disso, essa é uma opção sempre lembrada por investidores e economistas, confirmando a importância e a menor possibilidade de prejuízos. Mas, onde procurar os melhores negócios? Uma boa opção Continuar lendo…

  • Os 3 fatores que mais afetam o valor de ...

    por em 2 de setembro de 2015 - 5 Comentários

    O valor de um imóvel pode variar bastante durante o seu tempo de vida. Seja para mais ou para menos, existem diversos fatores que interferem no seu valor. Se você pensa em vender o seu imóvel ou até mesmo comprar um, é importante prestar atenção em alguns detalhes cruciais. Listamos a seguir 3 desses fatores Continuar lendo…

  • 5 dicas para avaliar a real qualidade de...

    por em 18 de agosto de 2015 - 3 Comentários

    Muitas vezes, seja por falta de senso crítico ou até mesmo por preguiça, quem pretende comprar ou alugar um imóvel não dedica tempo e energia necessários para a realização de uma avaliação rigorosa, julgam o livro pela capa, fecham negócio sem realizar uma visita sequer, baseando-se apenas na beleza da fachada, somente percebendo que caíram Continuar lendo…

  • Regras para manter seu imóvel regulariza...

    por em 11 de agosto de 2015 - 7 Comentários

    Para aqueles que compraram ou estão comprando imóveis devem saber que há uma série de regras que tornam regular a situação do mesmo. Se o investimento em imóveis é considerado um tipo de investimento seguro, em parte tem a ver com a segurança jurídica conferida pelas leis destinadas a protegerem a propriedade. O que se Continuar lendo…

  • Alugar ou vender? Vantagens e desvantage...

    por em 4 de agosto de 2015 - 7 Comentários

    Quando se tem um imóvel disponível, fica uma dúvida frequente: vender ou alugar? Quais vantagens e desvantagens para cada opção? Está na hora de pesar os prós e contras e ver qual delas é a melhor para você. Alugar um imóvel Vantagens A maior vantagem de se alugar um imóvel é a valorização do mesmo, Continuar lendo…