Ideias para jardins pequenos

Quando o jardim é pequeno, as ideias de decoração devem ser levadas muito em consideração à organização e particularidades, fazendo com que o espaço ganhe uma nova dimensão e transpareça muito maior do que é na realidade.

A primeira coisa a fazer é definir as zonas do próprio espaço para que mais tarde saiba exatamente como vai sobressair entre as outras. Ao definir as zonas, ficará muito mais fácil de decorar de forma distinta, mas ao mesmo tempo interligada, de forma a conseguir manter plenamente toda a harmonia do jardim.

No espaço das flores, onde vai colocar as suas plantas mais bonitas, deverá colocar um canteiro com pedras, fontes e as plantas que mais gosta adequadas ao tipo de terra que usa. Além deste tipo de canteiro dar a sensação do espaço ser maior, é ainda uma excelente forma de evidenciar a zona natural do seu jardim. Pode juntar ainda uma pequena plantação aquática junto à fonte, dá um toque muito especial a um jardim externo.

Em seguida, organize o seu espaço de lazer e, caso possua, o espaço das refeições, dando sempre destaque à organização do mesmo. O melhor é garantir que ambos os espaços possam ficar reduzidos a espaços pequenos depois de arrumados, dando muito mais espaço para que o seu jardim respire.

Pode ainda garantir a presença de uma zona gramada, pois em pequenas dimensões garantem custos de manutenção muito reduzidos e dá um ar muito bonito ao seu espaço de lazer. É ainda uma zona muito popular para as crianças poderem brincar com mais liberdade nas tardes de Domingo.

Em suma, a organização do espaço em zonas é a melhor forma de conseguir aumentar, mesmo que visualmente, o espaço do seu jardim. Garante ainda que este esteja muito mais bonito visualmente do que quando os espaços se confundem.