Indo para uma nova casa? Saiba como se planejar durante a mudança

Mudar de casa exige planejamento e organização. São milhares de detalhes que precisam ser pensados antes de realizar a mudança.

Para ajudá-lo nessa árdua tarefa, veja abaixo algumas dicas do que fazer para evitar aquela dor de cabeça na hora de se mudar.

1º passo: Definir o que levar

O ser humano tem o costume de acumular coisas, sejam papéis, utensílios, roupas, móveis ou calçados. Então, aproveite que vai se mudar e esqueça aquilo que não precisa mais, principalmente se a casa nova for menor do que a atual.

Além de potencializar espaços, isso dá a sensação de tudo novo, limpo e arrumado, e evita o carregamento de peso desnecessário.

Doe, venda ou deixe os excessos na casa antiga.

2º passo: Embalar

Existem duas maneiras de embalar sua mudança. A primeira é contratando uma empresa especializada, que tem todo aquele material ideal para embalar além da prática fazendo isso rapidinho. Porém, vale dizer que essas empresas costumam cobrar valores altíssimos para esse serviço.

A segunda maneira é o faça você mesmo. Além de economizar uma grana, você poderá gastá-la em algo novo para a sua nova casa. E você saberá direitinho o que está em cada caixa ou o que poderá ficar.

Compre caixas ou pegue em supermercados. Priorize as de tamanho médios e pequenos, pois as grandes cabem muitas coisas, no entanto fica mais difícil carregá-las.

Comece empacotando as coisas que você menos usa, depois consiga jornais e plástico-bolha para proteger seus utensílios quebráveis, além de fitas adesivas para reforçarem as caixas, principalmente na parte de baixo.

3º passo: Sinalizar

Sinalizar as caixas é de extrema importância para evitar transtornos. Além de lhe dar noção do que tem em cada caixa facilitando a arrumação ou identificação, caso precise de algum objeto com urgência, ela previne acidentes ou a quebra se forem materiais fáceis de quebrar, pois identificado o carregador terá mais cuidado ao manuseá-lo e transportá-lo adequadamente.

Se possível, imprima etiquetas adesivas pelo computador ou escreva à mão mesmo num papel e passe fita adesiva para colar.

Nas caixas de objetos quebráveis (vidros e porcelanas) sinalize setas para identificar o lado que as caixas devem ficar.

4º passo: Contratar transportadora

Esse passo, assim como os outros, deve ser feito com bastante cautela. Peça dicas de transportadoras conhecidas a amigos e parentes e peça pelo menos três orçamentos para comparar preços. Porém, é bom que você saiba que nem sempre a empresa contratada com o valor mais baixo será a ideal. Por isso, pense bem antes.

Certifique-se que a empresa é confiável e irá cumprir com todos os termos do contrato. Leia-o por completo e tire qualquer dúvida antes de assinar. Sinta-se protegido (a) quanto a possíveis danos que podem ocorrer.

Tenha em mãos uma lista (espécie de inventário) de tudo que está sendo transportado e exija a assinatura da transportadora.

5º passo: Se certificar que a nova casa já está pronta a recebê-los

Antes de entrar na nova casa, certifique-se que ela esteja limpa, pois depois que os novos móveis e caixas chegarem, ficará mais difícil de limpá-la. Verifique se a luz, água e gás estão ok. Feito isso, faça a mudança e aproveite agora com mais calma sua nova casa, arrumando-a de acordo com seu tempo e necessidade.

 

947 total de visitas, 2 hoje

  

947 total de visitas, 2 hoje

Envie uma mensagem

Outras dicas para você

  • Indo para uma nova casa? Saiba como se p...

    por em 18 de junho de 2017 - 0 Comentários

    Mudar de casa exige planejamento e organização. São milhares de detalhes que precisam ser pensados antes de realizar a mudança. Para ajudá-lo nessa árdua tarefa, veja abaixo algumas dicas do que fazer para evitar aquela dor de cabeça na hora de se mudar. 1º passo: Definir o que levar O ser humano tem o costume Continuar lendo…

  • As melhores formas de anúncio para seu i...

    por em 3 de outubro de 2015 - 7 Comentários

    Há inúmeras maneiras de divulgar seu imóvel. Porém, algumas são mais eficientes que as outras. Fique por dentro do que se deve fazer ou não para anunciar o seu imóvel e vendê-lo o mais rápido possível. Divulgação via Internet Sem dúvida nenhuma, hoje em dia a internet é a melhor forma de se divulgar um Continuar lendo…

  • A crise te ajudará na compra de uma casa...

    por em 26 de setembro de 2015 - 6 Comentários

    Comprar imóveis durante a crise tem se mostrado cada vez mais promissor. No passado não havia tempo para negociações, quando um imóvel era construído ou colocado à venda em questão de dias já estava vendido, ou até mesmo sua venda era realizada antes da construção começar. Por que o preço está melhor? A crise diminui Continuar lendo…

  • 5 dicas para escolher o melhor consórcio...

    por em 19 de setembro de 2015 - 5 Comentários

    Consórcio é o agrupamento de pessoas físicas ou jurídicas que, através de pagamentos mensais, formam uma poupança destinada à aquisição de imóveis, carros, motos, viagens e até mesmo cirurgias plásticas. Estima-se que aproximadamente cinco milhões de brasileiros optaram por esse sistema de compras, tudo porque não sofre a incidência das altas taxas de juros, ao Continuar lendo…

  • 3 formas econômicas de renovar a sua cas...

    por em 15 de setembro de 2015 - 0 Comentários

    Só existe uma sensação melhor do que estar em casa: é estar em uma casa nova! Nem sempre se pode comprar uma outra casa na vida, ou às vezes a atual possui um valor emocional muito grande. Então, se você não pode comprar uma casa nova, por que não renovar a que você já tem? Continuar lendo…

  • Onde procurar as melhores oportunidades ...

    por em 7 de setembro de 2015 - 6 Comentários

    O investimento em imóveis hoje em dia se tornou uma alternativa escolhida por muitas pessoas por ser um tipo de negócio geralmente seguro e rentável. Além disso, essa é uma opção sempre lembrada por investidores e economistas, confirmando a importância e a menor possibilidade de prejuízos. Mas, onde procurar os melhores negócios? Uma boa opção Continuar lendo…

  • Os 3 fatores que mais afetam o valor de ...

    por em 2 de setembro de 2015 - 5 Comentários

    O valor de um imóvel pode variar bastante durante o seu tempo de vida. Seja para mais ou para menos, existem diversos fatores que interferem no seu valor. Se você pensa em vender o seu imóvel ou até mesmo comprar um, é importante prestar atenção em alguns detalhes cruciais. Listamos a seguir 3 desses fatores Continuar lendo…

  • 5 dicas para avaliar a real qualidade de...

    por em 18 de agosto de 2015 - 3 Comentários

    Muitas vezes, seja por falta de senso crítico ou até mesmo por preguiça, quem pretende comprar ou alugar um imóvel não dedica tempo e energia necessários para a realização de uma avaliação rigorosa, julgam o livro pela capa, fecham negócio sem realizar uma visita sequer, baseando-se apenas na beleza da fachada, somente percebendo que caíram Continuar lendo…

  • Regras para manter seu imóvel regulariza...

    por em 11 de agosto de 2015 - 7 Comentários

    Para aqueles que compraram ou estão comprando imóveis devem saber que há uma série de regras que tornam regular a situação do mesmo. Se o investimento em imóveis é considerado um tipo de investimento seguro, em parte tem a ver com a segurança jurídica conferida pelas leis destinadas a protegerem a propriedade. O que se Continuar lendo…

  • Alugar ou vender? Vantagens e desvantage...

    por em 4 de agosto de 2015 - 7 Comentários

    Quando se tem um imóvel disponível, fica uma dúvida frequente: vender ou alugar? Quais vantagens e desvantagens para cada opção? Está na hora de pesar os prós e contras e ver qual delas é a melhor para você. Alugar um imóvel Vantagens A maior vantagem de se alugar um imóvel é a valorização do mesmo, Continuar lendo…