Os 3 fatores que mais afetam o valor de um imóvel

O valor de um imóvel pode variar bastante durante o seu tempo de vida. Seja para mais ou para menos, existem diversos fatores que interferem no seu valor. Se você pensa em vender o seu imóvel ou até mesmo comprar um, é importante prestar atenção em alguns detalhes cruciais.

Listamos a seguir 3 desses fatores que consideramos ser mais importantes:

 

Localização

É muito comum quando se trata de imóveis alguém dizer que o fator mais importante é a localização.

As pessoas hoje em dia não compram mais um imóvel só pelo que ele é, e sim, pela sua localização. Querem comprar o que vem com o imóvel, e isso inclui fácil acesso a escolas, comércios e transporte, ou até mesmo um título social maior.

É importante saber onde o imóvel se encontra para que se possa avaliá-lo de forma correta. Fazendo assim, você pode, inclusive, incluir no valor alguns extras.

Dentro da localização também estão incluídos fatores visuais, como a vista ou se o imóvel fica perto de parques, ruas asfaltadas, se é uma casa perto do mar, etc.

Além disso, é necessário avaliar se o imóvel condiz com a condição padrão da localidade. Às vezes a localização é ótima, mas, o imóvel não.

 

Tamanho e modelo

Casas maiores tendem a valer mais. Porém, é importante pensar em um segundo tipo de valor sem ser o monetário.

Hoje em dia, muitas pessoas preferem comprar casas ou apartamentos pequenos, isso porque a vida se tornou muito agitada e não sobra tempo para cuidar de uma casa grande. Mas, ainda existem muitos que dão preferência a casas grandes, com muitos cômodos para transitar.

Por isso, cada tamanho de casa é direcionado especificamente para um perfil de comprador.

Caso pretenda construir casas para vender ou alugar, tenha em mente o tipo de procura em sua cidade, tanto de tamanho como de modelo.

O modelo da casa também é algo de extrema importância. Como a casa foi projetada e se teve a planta desenhada por um arquiteto. Se isso aconteceu, verifique se o arquiteto possui alguma fama e prestígio no meio profissional. Procure saber detalhes dos responsáveis desde quem projetou até a finalização da construção, pois isso tudo pode impulsionar o valor do imóvel.

 

Reformas

Quanto mais reformada ou intacta aparentemente um imóvel estiver, mais valor ele tem.

Reformar a casa é uma excelente forma de aumentar o seu valor, mesmo que seja somente o ato de pintá-la novamente. Isso irá alavancar o valor do imóvel, pois encobre possíveis falhas em paredes, sinais de velhice, tornando a casa mais moderna ou ligada a um determinado estilo.

Antes de comprar ou vender um imóvel, procure avaliar com mais atenção esses três quesitos: localização, tamanho e estado de conservação.

2 de setembro de 2015 6:52 am