Mudar de casa exige planejamento e organização. São milhares de detalhes que precisam ser pensados antes de realizar a mudança.
Para ajudá-lo nessa árdua tarefa, veja abaixo algumas dicas do que fazer para evitar aquela dor de cabeça na hora de se mudar.
1º passo: Definir o que levar
O ser humano tem o costume de acumular coisas, sejam papéis, utensílios, roupas, móveis ou calçados. Então, aproveite que vai se mudar e esqueça aquilo que não precisa mais, principalmente se a casa nova for menor do que a atual.
Além de potencializar espaços, isso dá a sensação de tudo novo, limpo e arrumado, e evita o carregamento de peso desnecessário.
Doe, venda ou deixe os excessos na casa antiga.
2º passo: Embalar
Existem duas maneiras de embalar sua mudança. A primeira é contratando uma empresa especializada, que tem todo aquele material ideal para embalar além da prática fazendo isso rapidinho. Porém, vale dizer que essas empresas costumam cobrar valores altíssimos para esse serviço.
A segunda maneira é o faça você mesmo. Além de economizar uma grana, você poderá gastá-la em algo novo para a sua nova casa. E você saberá direitinho o que está em cada caixa ou o que poderá ficar.
Compre caixas ou pegue em supermercados. Priorize as de tamanho médios e pequenos, pois as grandes cabem muitas coisas, no entanto fica mais difícil carregá-las.
Comece empacotando as coisas que você menos usa, depois consiga jornais e plástico-bolha para proteger seus utensílios quebráveis, além de fitas adesivas para reforçarem as caixas, principalmente na parte de baixo.
3º passo: Sinalizar
Sinalizar as caixas é de extrema importância para evitar transtornos. Além de lhe dar noção do que tem em cada caixa facilitando a arrumação ou identificação, caso precise de algum objeto com urgência, ela previne acidentes ou a quebra se forem materiais fáceis de quebrar, pois identificado o carregador terá mais cuidado ao manuseá-lo e transportá-lo adequadamente.
Se possível, imprima etiquetas adesivas pelo computador ou escreva à mão mesmo num papel e passe fita adesiva para colar.
Nas caixas de objetos quebráveis (vidros e porcelanas) sinalize setas para identificar o lado que as caixas devem ficar.
4º passo: Contratar transportadora
Esse passo, assim como os outros, deve ser feito com bastante cautela. Peça dicas de transportadoras conhecidas a amigos e parentes e peça pelo menos três orçamentos para comparar preços. Porém, é bom que você saiba que nem sempre a empresa contratada com o valor mais baixo será a ideal. Por isso, pense bem antes.
Certifique-se que a empresa é confiável e irá cumprir com todos os termos do contrato. Leia-o por completo e tire qualquer dúvida antes de assinar. Sinta-se protegido (a) quanto a possíveis danos que podem ocorrer.
Tenha em mãos uma lista (espécie de inventário) de tudo que está sendo transportado e exija a assinatura da transportadora.
5º passo: Se certificar que a nova casa já está pronta a recebê-los
Antes de entrar na nova casa, certifique-se que ela esteja limpa, pois depois que os novos móveis e caixas chegarem, ficará mais difícil de limpá-la. Verifique se a luz, água e gás estão ok. Feito isso, faça a mudança e aproveite agora com mais calma sua nova casa, arrumando-a de acordo com seu tempo e necessidade.