Só existe uma sensação melhor do que estar em casa: é estar em uma casa nova!
Nem sempre se pode comprar uma outra casa na vida, ou às vezes a atual possui um valor emocional muito grande. Então, se você não pode comprar uma casa nova, por que não renovar a que você já tem? Existem muitas maneiras de se fazer isso, sem ser necessário abrir a carteira e tirar tudo de lá. Para isso, você pode utilizar uma ferramenta muito boa: a internet. Ela está repleta de dicas seja em blogs, sites ou vídeos.
Tudo começou com a febre do DIY, do inglês “Do It Yourself”, que em português significa: faça você mesmo. Assim, você pode reaproveitar vários objetos que você tem em casa para fazê-lo, além de ser uma atividade muito divertida, barata, e estar na moda.
Um dos grandes responsáveis pelo ar renovado de um imóvel é a sua decoração. Para isso, você pode reaproveitar objetos pintando, estampando e compondo-os de acordo com o ambiente. Para isso, vamos dar aqui algumas ideias de como exercer a sua criatividade.
Alguns objetos que podem ser reaproveitados
Paletes – esses são famosos e sempre citados quando se fala sobre reaproveitamento. Talvez você não os tenha em seu imóvel mas podem ser obtidos por valores baixos através da internet. É possível usá-los com espuma e tecido para criar bancos. Ainda com eles, você pode criar pisos de madeira, painéis e apoios. Tudo o que você vai precisar é de um pouco de tinta, materiais de construção e alguma habilidade.
Gavetas – Elas podem ser reutilizadas como prateleiras e podem servir para colocar sapatos entre várias outras utilidades.
Sites de decoração
Existem diversos sites que podem ajudar nessa atividade. Alguns deles atuam no mercado convencional mas existem outros que se direcionam para os não profissionais da área. Os vendedores estão cientes de que o consumidor não deseja gastar muito, mas quer obter belos objetos de qualidade em sua casa. Alguns sites que atuam nessa área apenas disponibilizam ideias para que possam ser aproveitadas pelo usuário do site. Eles possuem objetos de todos os tipos, mas os que chamam mais a atenção são os considerados irreverentes e que passam um ar de modernidade.
Entre eles estão:
- Escadas para serem usadas como apoio para vasos de flores;
- Almofadas com estampas criativas;
- Pôsteres;
- Quadros temáticos;
- Adesivos;
- Luminárias com formatos antigos, de personagens ou futuristas.
Pintar
Ao mesmo tempo em que esta pode ser a solução mais simples, é também uma das mais eficazes. Se você deseja reformar a sua casa gastando pouco, pintá-la utilizando cores completamente diferentes pode ser o primeiro passo.
A pintura não só muda a decoração do imóvel mas também esconde manchas nas paredes e sobrepõe a tinta anterior que pode estar velha e desgastada. Hoje em dia existe no mercado um grupo de tintas que é fácil de usar por não exalar odor, não ser tóxico e até ajudar a combater mosquitos sem que nós sejamos prejudicados.