Seja para mudar de cidade ou ir de uma casa a outra no mesmo bairro… Geralmente dá muito trabalho. Manter a calma, a organização pode economizar bastante estresse para esse momento que une, por um lado, certa frustração por ter tanto trabalho em desmontar as coisas e, por outro lado, ansiedade e animação com a nova casa.
Primeiros cuidados: a vistoria
Seja para sair de um imóvel ou para entrar, a vistoria técnica é imprescindível e também uma das dores de cabeça, principalmente para quem é inquilino.
Prestar atenção a todos os detalhes é na maioria das vezes impossível e somente na hora da mudança é que nos damos conta de tanta coisa que deve ser feita.
Acompanhar de perto a vistoria evita transtornos, pois cada elemento será cobrado na hora da saída do apartamento, se e quando acontecer.
Uma coisa que toda mudança nos prova é que temos muito mais pertences do que julgávamos. De onde saem tantas coisas? Aproveitar esse momento para doações ou até mesmo descartes é uma boa opção.
Então vem a etapa da organização: caixas e rótulos são de grande valia para quando for arrumar tudo na nova casa, não dar tanto trabalho.
Com relação à mobília, se for o caso de transportá-la ao novo lar, é preciso contratar uma empresa especializada. Algumas delas fazem o serviço completo, desmontando, empacotando e depois montando tudo na nova casa. Nessas horas, a confiança na qualidade do serviço, além da relação custo-benefício, deve ser bem analisada para não haver surpresas desagradáveis.
Então, você se muda. E vai desencaixotando tudo aos poucos. Tenha consciência de que, em geral, se leva uns três meses, no mínimo, para adaptar-se à nova vida. Conhecer os novos vizinhos, descobrir como lidar com o síndico, saber onde fica a padaria e a farmácia. Além disso, você nunca sabe onde guardou o abridor de latas. Acredite, ele faz muita falta nesses primeiros dias em um novo lar.
Também será o tempo em que irá descobrir, caso seja um imóvel – e às vezes também nos novos – o que há de errado. Entupimentos, vazamentos, problemas dos mais diversos, como tomadas com defeito, chuveiro que não esquenta. Tudo isso você vai ver nesse primeiro período de adaptação.
Para facilitar a vida, um checklist pode ajudar bastante na hora da mudança.
Antes de pensar em sair do imóvel, atente na possibilidade de fazer a seguinte lista.
Na saída do imóvel:
– Preparação com antecedência;
– Descarte;
– Cuidados com objetos valiosos e roupas delicadas.
Na chegada ao imóvel:
– Organização de objetos e móveis nos devidos lugares (exceto instalações).
Checklist – Antes da mudança:
– Informar clientes, bancos e demais prestadores de serviço sobre a mudança e solicitar atualização dos contatos;
– Informar parentes e amigos do futuro endereço através de e-mail ou cartões;
– Iniciar o processo de descarte de objetos, roupas, etc. Isso ajudará e muito no momento da organização;
– Providenciar o serviço de desligamento de água, luz, telefone, TV a cabo;
– Providenciar o material para embalagens de objetos pessoais;
– Iniciar o processo de embalagem dos objetos que precisam de cuidados especiais;
– Gravar backup dos arquivos do(s) computador (ES);
– Colocar fios e controle remotos junto com os aparelhos eletrônicos;
– Separar roupas, roupas de cama e banho e objetos pessoais a serem utilizados antes da data da mudança.
E boa sorte na nova empreitada e em seu novo lar!