5 dicas para escolher o melhor consórcio

Consórcio é o agrupamento de pessoas físicas ou jurídicas que, através de pagamentos mensais, formam uma poupança destinada à aquisição de imóveis, carros, motos, viagens e até mesmo cirurgias plásticas. Estima-se que aproximadamente cinco milhões de brasileiros optaram por esse sistema de compras, tudo porque não sofre a incidência das altas taxas de juros, ao contrário dos financiamentos.

Existem várias maneiras de se adquirir um consórcio. Ele pode ser feito em bancos, seguradoras ou também nas empresas que administram essa modalidade de compras.

Entretanto, antes de fechar negócio, você precisa conhecer onde empregará o seu dinheiro. Listamos cinco dicas para escolher o melhor consórcio:

Pesquise como funciona

O primeiro passo aos interessados em qualquer investimento desse tipo é saber quais os direitos e deveres das partes envolvidas e os riscos envolvidos na transação.

O Banco Central do Brasil, órgão que regulamenta e fiscaliza o sistema de consórcios do país, disponibiliza em seu site todas as informações que você precisa saber sobre o seu funcionamento.

A compra

Conforme dito anteriormente, você pode comprar quotas de consórcio em bancos, seguradoras e nas empresas administradoras, ressaltando que somente as instituições cadastradas pelo Banco Central estão autorizadas a vender o serviço.

Pesquise se existem reclamações nos órgãos e sites destinados aos direitos do consumidor e consulte a relação das instituições cadastradas no site do BC e também da Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios).

Quando for assinar o contrato, leia-o com atenção. O documento precisa ter descrições claras sobre prazos e taxas cobradas. Peça ao vendedor os esclarecimentos necessários sobre os seguros que poderão ser exigidos aos integrantes, quais garantias que a instituição oferece aos contemplados, a possibilidade de antecipar as parcelas e como pode ser feito. Enfim, tire todas as suas dúvidas e não assine nada caso elas não sejam sanadas.

Taxa de administração, fundo de reserva e parcelas

Não sofrer as variações impostas pelas taxas de juros não significa que quem adquire um consórcio esteja livre delas. As administradoras cobram uma taxa, que é destinada à administração do grupo dos consorciados. As instituições são livres para determinar o percentual dessa cobrança. Sendo assim, cabe ao interessado pesquisar quem oferece o valor mais barato.

Além disso, alguns planos possuem um fundo de reserva que é usado para a manutenção do consórcio em casos de inadimplência ou desistências. O fundo de reserva varia de acordo com cada instituição e leva em consideração o número de participantes e prazo de pagamento.

As parcelas podem ser lineares. Nesse caso, possuem valores aproximados durante todo o período de vigência, fator que permite ao consorciado ter uma noção de quanto irá pagar até o final do plano. Já nas parcelas decrescentes, o valor diminui de acordo com o tempo de pagamento.

Reajustes

A forma de reajuste, bem como os itens mencionados acima, também deve estar explicita no contrato e merece total atenção do consumidor. Os reajustes são determinados pelo valor do bem, que é estabelecido pelo fabricante.

Antes de adquirir um consórcio, seja ele qual for, é importante que se observe todos esses critérios, de forma que ele seja seguro para seu investimento.

4 Respostas para “5 dicas para escolher o melhor consórcio”

  1. boa tarde, penso que as adm de consórcios deveriam inovar!. trabalho com corretagem de imóveis e boa parte de meus clientes ao procurar um imóvel eles já possuem o 50% do mesmo em dinheiro ou fundos. as adm de consórcios deveriam já contemplar clientes assim após analise de credito para assegurar o pagamento do imóvel. visto que em alguns casos os contemplados mediante a lances adquirem o imóvel em pouco tempo, estes clientes já dariam 50% do valor do imóvel e a adm de consórcio só teriam o cuidado de que o cliente cumprissem todos os requisitos imposto pela adm, estou buscando para meus clientes algo onde podem pagar um valor justo do bem imóvel ao contrario do financiamento onde se paga o imóvel mais a metade do mesmo.

    • Michelli Unifisa em 15 de julho de 2016 @ 11:23 am

      Olá Marcio Andrade, tudo bem? Trabalho com consórcio na empresa Unifisa, e acredito que podemos ajudar seus clientes a fugirem desses juros abusivos do financiamento, estou buscando parceria com corretores ou imobiliárias justamente para isso. Aqui podemos colocar esses clientes em grupos em andamento onde poderá ser contemplado muito mais rápido, além de outros benefícios como utilizar o extrato do que o cliente já pagou para a construtora como lance, assim o mesmo não será descapitalizado. Aqui nós fazemos os planos personalizados para cada cliente de acordo com o que ele poderá pagar, podendo aumentar 30% do valor na contemplação. Nós queremos levar a solução para realizar os sonhos da casa própria sem pagar juros… Entre em contato para conversarmos melhor e eu te passar todos os benefícios que podemos proporcionar tanto aos seus clientes quanto pra você…. (11) 98528-4657 (tim) michellimagalhaes.unifisa@gmail.com

  2. Gostaria de saber se estas alícotas para Consórcio de Reforma e ampliação de imóvel, estão de acordo com o mercado, ou seja são razoáveis:
    0,8% de taxa de administração
    1,0% de Fundo de Reserva
    0,084% Seguro de vida
    Reajuste anual pelo CUB(custo unitário da construção)
    Obrigado
    Odemir

    • Reginaimoveis

      Boa tarde Odemir , Sou Camila Lima consultora de negócios Imobiliários.
      Atua com as mais conceituadas empresas como caixa econômica federal, Itau, Bradesco , e algumas administradoras de consórcio como. Unilance, e Canopus.

      Toas citadas são empresas parceiras da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios é a entidade de classe sem fins econômicos que representa o Sistema de Consórcios em todo o território nacional.

      juntamente com Banco central (É o principal executor das orientações do Conselho Monetário Nacional e responsável por garantir o poder de compra da moeda nacional)

      Sendo assim essas taxas administrativas ou alícotas como mencionou estão dentro da lei. Para não me estender deixo meu contato para mais informações caso haja dúvidas (11) 986595699 email: caregisl@hotmail.com

Envie uma mensagem

Outras dicas para você

  • As melhores formas de anúncio para seu i...

    por em 3 de outubro de 2015 - 4 Comentários

    Há inúmeras maneiras de divulgar seu imóvel. Porém, algumas são mais eficientes que as outras. Fique por dentro do que se deve fazer ou não para anunciar o seu imóvel e vendê-lo o mais rápido possível. Divulgação via Internet Sem dúvida nenhuma, hoje em dia a internet é a melhor forma de se divulgar um Continuar lendo…

  • A crise te ajudará na compra de uma casa...

    por em 26 de setembro de 2015 - 6 Comentários

    Comprar imóveis durante a crise tem se mostrado cada vez mais promissor. No passado não havia tempo para negociações, quando um imóvel era construído ou colocado à venda em questão de dias já estava vendido, ou até mesmo sua venda era realizada antes da construção começar. Por que o preço está melhor? A crise diminui Continuar lendo…

  • 5 dicas para escolher o melhor consórcio...

    por em 19 de setembro de 2015 - 4 Comentários

    Consórcio é o agrupamento de pessoas físicas ou jurídicas que, através de pagamentos mensais, formam uma poupança destinada à aquisição de imóveis, carros, motos, viagens e até mesmo cirurgias plásticas. Estima-se que aproximadamente cinco milhões de brasileiros optaram por esse sistema de compras, tudo porque não sofre a incidência das altas taxas de juros, ao Continuar lendo…

  • 3 formas econômicas de renovar a sua cas...

    por em 15 de setembro de 2015 - 0 Comentários

    Só existe uma sensação melhor do que estar em casa: é estar em uma casa nova! Nem sempre se pode comprar uma outra casa na vida, ou às vezes a atual possui um valor emocional muito grande. Então, se você não pode comprar uma casa nova, por que não renovar a que você já tem? Continuar lendo…

  • Onde procurar as melhores oportunidades ...

    por em 7 de setembro de 2015 - 6 Comentários

    O investimento em imóveis hoje em dia se tornou uma alternativa escolhida por muitas pessoas por ser um tipo de negócio geralmente seguro e rentável. Além disso, essa é uma opção sempre lembrada por investidores e economistas, confirmando a importância e a menor possibilidade de prejuízos. Mas, onde procurar os melhores negócios? Uma boa opção Continuar lendo…

  • Os 3 fatores que mais afetam o valor de ...

    por em 2 de setembro de 2015 - 5 Comentários

    O valor de um imóvel pode variar bastante durante o seu tempo de vida. Seja para mais ou para menos, existem diversos fatores que interferem no seu valor. Se você pensa em vender o seu imóvel ou até mesmo comprar um, é importante prestar atenção em alguns detalhes cruciais. Listamos a seguir 3 desses fatores Continuar lendo…

  • 5 dicas para avaliar a real qualidade de...

    por em 18 de agosto de 2015 - 3 Comentários

    Muitas vezes, seja por falta de senso crítico ou até mesmo por preguiça, quem pretende comprar ou alugar um imóvel não dedica tempo e energia necessários para a realização de uma avaliação rigorosa, julgam o livro pela capa, fecham negócio sem realizar uma visita sequer, baseando-se apenas na beleza da fachada, somente percebendo que caíram Continuar lendo…

  • Regras para manter seu imóvel regulariza...

    por em 11 de agosto de 2015 - 7 Comentários

    Para aqueles que compraram ou estão comprando imóveis devem saber que há uma série de regras que tornam regular a situação do mesmo. Se o investimento em imóveis é considerado um tipo de investimento seguro, em parte tem a ver com a segurança jurídica conferida pelas leis destinadas a protegerem a propriedade. O que se Continuar lendo…

  • Alugar ou vender? Vantagens e desvantage...

    por em 4 de agosto de 2015 - 7 Comentários

    Quando se tem um imóvel disponível, fica uma dúvida frequente: vender ou alugar? Quais vantagens e desvantagens para cada opção? Está na hora de pesar os prós e contras e ver qual delas é a melhor para você. Alugar um imóvel Vantagens A maior vantagem de se alugar um imóvel é a valorização do mesmo, Continuar lendo…

  • Documentos necessários para vender o seu...

    por em 29 de julho de 2015 - 6 Comentários

    Nos dias de hoje, a venda de um imóvel se tornou uma tarefa não muito fácil. São vários os problemas a serem enfrentados, um deles é a questão dos documentos e taxas. Para orientar o comprador corretamente, é de suma importância que o proprietário ou corretor saiba quais os documentos necessários na hora da negociação. Continuar lendo…