Como investir num imóvel comercial

3 DE 15_IMÓVEIS comerciais comerciais investimento

Ao abordar o assunto imóvel comercial, considerando a possibilidade de investimento, diferente do residencial, abre-se um leque de possibilidades que, quando encaradas de forma correta, trazem grandes benefícios.

Porém, não há como negar que algumas dúvidas insistem em rondar a mente principalmente dos iniciantes no negócio. Entre as quais, podemos citar como sendo as mais clássicas: localização, valorização ao longo do tempo, comprar pronto ou na planta, entre outros.

Uma grande verdade é que imóveis comerciais são absolutamente rentáveis e, quando se há investimento da maneira correta, não traz arrependimento.

Visando responder essas questões e outras, há algumas considerações que devem ser levadas em conta:

O mercado atual passou a acreditar numa nova modalidade de comercial: o mix mall. Uma forma de aliar num mesmo espaço geográfico o residencial e o comercial. O cliente vê a possibilidade de comprar seu apartamento pra morar e junto comprar uma sala comercial no mesmo prédio. Grande oportunidade para profissionais liberais que, mercadologicamente falando, são investidores de nível básico moderado. Em se tratando de imóvel na planta, a facilidade e flexibilidade de pagamento são os grandes atrativos, considerando o tempo necessário para que fique pronto. Porém para este empreendimento é importante frisar que se deve:

1– Observar a construtora e seu histórico geral. Saber de onde vem, quanto tempo de mercado possui. A lei garante um máximo de seis meses de atraso de obra. Após esse prazo, o consumidor pode recorrer juridicamente, inclusive com ressarcimento ou isenção de possíveis correções de índice nacional (tipo INCC e IGPM). Mesmo assim, em muitos casos é algo que traz grande constrangimento.

3 DE 15_ imóveis à venda na planta

2– Para aqueles investidores mais agressivos, o imóvel na planta dentro do cenário atual também é algo muito bom. Porém, para esses, principalmente considerando que esse tipo de cliente não compra financiado, a dica é adquirir no dia do lançamento com preço inicial e bons percentuais de desconto. Mesmo que não se pense em continuar com mais de uma unidade adquirida. Próximo à entrega do imóvel, existe a chance de se vender já com valor corrigido e recuperar, dependendo, ou até quase dobrar o valor investido inicialmente.

Porém, não se pode esquecer que a compra de imóveis prontos, ou “avulsos” como são chamados, é uma ótima opção pelo fato de ser um produto de liquidez imediata. Sem contar que, geralmente, são mais baratos por se tratarem de produtos de segunda locação, ou seja, produto que já pertenceram a outra pessoa. E em se tratando de investimento, atendem também aos dois perfis de cliente investidor: tanto o moderado, que compra uma sala que lhe sirva de escritório, consultório, sala comercial; quanto o investidor, que irá usufruir do bem para aluguel e comprará mais de uma unidade para isso.

Portanto, ao observarmos as vantagens de cada modelo de investimento, fica a indagação: Qual o melhor segmento para investir?

Pode-se afirmar que os dois. A diferença entre um e outro está na necessidade que o investidor tem e a rapidez com que ele quer ter retorno em seu investimento. Se ele não tiver pressa, e sua decisão for apenas mais uma e não outros investimentos que tem, vale a pena comprar na planta. Por outro lado, se houver capital pra investir e desejar ter retorno mais rápido ainda, dependendo do que fizer seja um pouco menor, o avulso é sempre uma perfeita opção.

Está mais do que nítido que o investimento no setor se tornou uma excelente proposta de negócio. Mais até mesmo do que algumas mais tradicionais, como ações, bolsa de valores, câmbio e outros. Sem contar que o risco é muito menor. E todos esses itens englobados vêm fazendo com que o mercado se torne ao longo do tempo cada vez mais competitivo. E, para o investidor, isso lhe dá um leque muito maior de opções cuja diferença pesará apenas no pacote de vantagens em relação a este ou aquele produto.

Não há Tags

1679 total de visitas, 4 hoje

  

1679 total de visitas, 4 hoje

2 Respostas para “Como investir num imóvel comercial”

  1. Alcina Fernandes Lopes Machado em 6 de maio de 2015 @ 10:30 am

    Achei bem esclarecedora a matéria acima, até pq.estou pensando neste tipo de negócio em Curitiba. Se tiverem mais informações sobre esse mercado, ficarei grata.
    Alcina

  2. Matéria
    Imóveis Comerciais

Envie uma mensagem

Outras dicas para você

  • Indo para uma nova casa? Saiba como se p...

    por em 18 de junho de 2017 - 0 Comentários

    Mudar de casa exige planejamento e organização. São milhares de detalhes que precisam ser pensados antes de realizar a mudança. Para ajudá-lo nessa árdua tarefa, veja abaixo algumas dicas do que fazer para evitar aquela dor de cabeça na hora de se mudar. 1º passo: Definir o que levar O ser humano tem o costume Continuar lendo…

  • As melhores formas de anúncio para seu i...

    por em 3 de outubro de 2015 - 7 Comentários

    Há inúmeras maneiras de divulgar seu imóvel. Porém, algumas são mais eficientes que as outras. Fique por dentro do que se deve fazer ou não para anunciar o seu imóvel e vendê-lo o mais rápido possível. Divulgação via Internet Sem dúvida nenhuma, hoje em dia a internet é a melhor forma de se divulgar um Continuar lendo…

  • A crise te ajudará na compra de uma casa...

    por em 26 de setembro de 2015 - 6 Comentários

    Comprar imóveis durante a crise tem se mostrado cada vez mais promissor. No passado não havia tempo para negociações, quando um imóvel era construído ou colocado à venda em questão de dias já estava vendido, ou até mesmo sua venda era realizada antes da construção começar. Por que o preço está melhor? A crise diminui Continuar lendo…

  • 5 dicas para escolher o melhor consórcio...

    por em 19 de setembro de 2015 - 5 Comentários

    Consórcio é o agrupamento de pessoas físicas ou jurídicas que, através de pagamentos mensais, formam uma poupança destinada à aquisição de imóveis, carros, motos, viagens e até mesmo cirurgias plásticas. Estima-se que aproximadamente cinco milhões de brasileiros optaram por esse sistema de compras, tudo porque não sofre a incidência das altas taxas de juros, ao Continuar lendo…

  • 3 formas econômicas de renovar a sua cas...

    por em 15 de setembro de 2015 - 0 Comentários

    Só existe uma sensação melhor do que estar em casa: é estar em uma casa nova! Nem sempre se pode comprar uma outra casa na vida, ou às vezes a atual possui um valor emocional muito grande. Então, se você não pode comprar uma casa nova, por que não renovar a que você já tem? Continuar lendo…

  • Onde procurar as melhores oportunidades ...

    por em 7 de setembro de 2015 - 6 Comentários

    O investimento em imóveis hoje em dia se tornou uma alternativa escolhida por muitas pessoas por ser um tipo de negócio geralmente seguro e rentável. Além disso, essa é uma opção sempre lembrada por investidores e economistas, confirmando a importância e a menor possibilidade de prejuízos. Mas, onde procurar os melhores negócios? Uma boa opção Continuar lendo…

  • Os 3 fatores que mais afetam o valor de ...

    por em 2 de setembro de 2015 - 5 Comentários

    O valor de um imóvel pode variar bastante durante o seu tempo de vida. Seja para mais ou para menos, existem diversos fatores que interferem no seu valor. Se você pensa em vender o seu imóvel ou até mesmo comprar um, é importante prestar atenção em alguns detalhes cruciais. Listamos a seguir 3 desses fatores Continuar lendo…

  • 5 dicas para avaliar a real qualidade de...

    por em 18 de agosto de 2015 - 3 Comentários

    Muitas vezes, seja por falta de senso crítico ou até mesmo por preguiça, quem pretende comprar ou alugar um imóvel não dedica tempo e energia necessários para a realização de uma avaliação rigorosa, julgam o livro pela capa, fecham negócio sem realizar uma visita sequer, baseando-se apenas na beleza da fachada, somente percebendo que caíram Continuar lendo…

  • Regras para manter seu imóvel regulariza...

    por em 11 de agosto de 2015 - 7 Comentários

    Para aqueles que compraram ou estão comprando imóveis devem saber que há uma série de regras que tornam regular a situação do mesmo. Se o investimento em imóveis é considerado um tipo de investimento seguro, em parte tem a ver com a segurança jurídica conferida pelas leis destinadas a protegerem a propriedade. O que se Continuar lendo…

  • Alugar ou vender? Vantagens e desvantage...

    por em 4 de agosto de 2015 - 7 Comentários

    Quando se tem um imóvel disponível, fica uma dúvida frequente: vender ou alugar? Quais vantagens e desvantagens para cada opção? Está na hora de pesar os prós e contras e ver qual delas é a melhor para você. Alugar um imóvel Vantagens A maior vantagem de se alugar um imóvel é a valorização do mesmo, Continuar lendo…