Os 3 fatores que mais afetam o valor de um imóvel

O valor de um imóvel pode variar bastante durante o seu tempo de vida. Seja para mais ou para menos, existem diversos fatores que interferem no seu valor. Se você pensa em vender o seu imóvel ou até mesmo comprar um, é importante prestar atenção em alguns detalhes cruciais.

Listamos a seguir 3 desses fatores que consideramos ser mais importantes:

 

Localização

É muito comum quando se trata de imóveis alguém dizer que o fator mais importante é a localização.

As pessoas hoje em dia não compram mais um imóvel só pelo que ele é, e sim, pela sua localização. Querem comprar o que vem com o imóvel, e isso inclui fácil acesso a escolas, comércios e transporte, ou até mesmo um título social maior.

É importante saber onde o imóvel se encontra para que se possa avaliá-lo de forma correta. Fazendo assim, você pode, inclusive, incluir no valor alguns extras.

Dentro da localização também estão incluídos fatores visuais, como a vista ou se o imóvel fica perto de parques, ruas asfaltadas, se é uma casa perto do mar, etc.

Além disso, é necessário avaliar se o imóvel condiz com a condição padrão da localidade. Às vezes a localização é ótima, mas, o imóvel não.

 

Tamanho e modelo

Casas maiores tendem a valer mais. Porém, é importante pensar em um segundo tipo de valor sem ser o monetário.

Hoje em dia, muitas pessoas preferem comprar casas ou apartamentos pequenos, isso porque a vida se tornou muito agitada e não sobra tempo para cuidar de uma casa grande. Mas, ainda existem muitos que dão preferência a casas grandes, com muitos cômodos para transitar.

Por isso, cada tamanho de casa é direcionado especificamente para um perfil de comprador.

Caso pretenda construir casas para vender ou alugar, tenha em mente o tipo de procura em sua cidade, tanto de tamanho como de modelo.

O modelo da casa também é algo de extrema importância. Como a casa foi projetada e se teve a planta desenhada por um arquiteto. Se isso aconteceu, verifique se o arquiteto possui alguma fama e prestígio no meio profissional. Procure saber detalhes dos responsáveis desde quem projetou até a finalização da construção, pois isso tudo pode impulsionar o valor do imóvel.

 

Reformas

Quanto mais reformada ou intacta aparentemente um imóvel estiver, mais valor ele tem.

Reformar a casa é uma excelente forma de aumentar o seu valor, mesmo que seja somente o ato de pintá-la novamente. Isso irá alavancar o valor do imóvel, pois encobre possíveis falhas em paredes, sinais de velhice, tornando a casa mais moderna ou ligada a um determinado estilo.

Antes de comprar ou vender um imóvel, procure avaliar com mais atenção esses três quesitos: localização, tamanho e estado de conservação.

Não há Tags

2190 total de visitas, 2 hoje

  

2190 total de visitas, 2 hoje

5 Respostas para “Os 3 fatores que mais afetam o valor de um imóvel”

  1. Olá,

    Em primeiro lugar quero parabenizá-los pela iniciativa de vocês, sempre dando boas dicas para os clientes Uma forma muito bacana de divulgar a empresa associando-a a uma imagem de parceria com o cliente.

    Vou então aproveitar e dar uma dica de pauta, quem sabe vocês tenham algo a dizer sobre isso e mais pessoas que estão com essa mesma dúvida possam ser bem orientadas.

    Em breve vamos por à venda uma casa, e há no momento apenas uma pessoa morando nela com todos os seus pertences. Sabemos que existem pessoas oportunistas, de má fé, e que essas podem fazer-se passar por compradores para causar algum mal.

    Especialmente para quem deseja vender sem a presença de um corretor, existe alguma forma de precaver-se de receber um interessado perigoso, que na verdade não quer comprar, mas somente aproveitar-se da vulnerabilidade do vendedor na casa?

    Peço que não divulguem meu nome.

    Grata pela atenção,

    Ana Cordeiro

    • Ana Cordeiro

      Não tem café gratis nessa vida ,se quer “economizar” 6% terá que correr os riscos sozinha, o Brasil é aquela beleza de segurança, né ?! ou seja, “gaste” 6% com boas imobiliárias , venda com segurança de um profissional, ou corra o risco Brasil.
      As vendas estão totalmente paradas e só pessoas com “inteligencia” questionável estão comprando agora.
      ‘Boa sorte !

      Ps. o seu nome está no email acima!

      • Olá Paulo,

        Agradeço pelo retorno.

        É claro que eu sei que meu nome está no e-mail. Mas achei que fosse este um espaço para comentários particulares, e que o nome completo fosse obrigatório. E que houvesse um filtro antes da publicação, e portanto antes da publicação o nome pudesse ser suprimido.

        Peço a gentileza de retirar meu e-mail deste site.

        Grata

        PS: Acabo de receber um e-mail de vocês que começa assim:
        Comprar imóveis durante a crise tem se mostrado cada vez mais promissor. Curioso. Não fala sobre inteligência questionável.

    • Ola Ana Cordeiro,
      Insegurança ocorre em todos os cantos do nosso Brasil.Nesse caso sempre será bom uma publicidade relatando os fatos ocorridos em nosso brasil,sem que seja necessário ser na área que você trabalha.Porém seja clara nos ônus e nos bonos.

  2. Acho que a especulação não favorece a os vendedores serios nem as imoviliarias. se você ve um anuncio com uma propiedade por 100.000 e apos dois meses volta a ver ela por 400.000 isso vai fazer com que o comprador fuja do mercado. Tem gente que quer ganhar comprando e vendendo imoveis e isso não corre mais hoje.
    Mais tem um fato que e tambem uma realidade, quem quer ter uma casa boa na Praia tem que paga-la.

Envie uma mensagem

Outras dicas para você

  • Indo para uma nova casa? Saiba como se p...

    por em 18 de junho de 2017 - 0 Comentários

    Mudar de casa exige planejamento e organização. São milhares de detalhes que precisam ser pensados antes de realizar a mudança. Para ajudá-lo nessa árdua tarefa, veja abaixo algumas dicas do que fazer para evitar aquela dor de cabeça na hora de se mudar. 1º passo: Definir o que levar O ser humano tem o costume Continuar lendo…

  • As melhores formas de anúncio para seu i...

    por em 3 de outubro de 2015 - 7 Comentários

    Há inúmeras maneiras de divulgar seu imóvel. Porém, algumas são mais eficientes que as outras. Fique por dentro do que se deve fazer ou não para anunciar o seu imóvel e vendê-lo o mais rápido possível. Divulgação via Internet Sem dúvida nenhuma, hoje em dia a internet é a melhor forma de se divulgar um Continuar lendo…

  • A crise te ajudará na compra de uma casa...

    por em 26 de setembro de 2015 - 6 Comentários

    Comprar imóveis durante a crise tem se mostrado cada vez mais promissor. No passado não havia tempo para negociações, quando um imóvel era construído ou colocado à venda em questão de dias já estava vendido, ou até mesmo sua venda era realizada antes da construção começar. Por que o preço está melhor? A crise diminui Continuar lendo…

  • 5 dicas para escolher o melhor consórcio...

    por em 19 de setembro de 2015 - 5 Comentários

    Consórcio é o agrupamento de pessoas físicas ou jurídicas que, através de pagamentos mensais, formam uma poupança destinada à aquisição de imóveis, carros, motos, viagens e até mesmo cirurgias plásticas. Estima-se que aproximadamente cinco milhões de brasileiros optaram por esse sistema de compras, tudo porque não sofre a incidência das altas taxas de juros, ao Continuar lendo…

  • 3 formas econômicas de renovar a sua cas...

    por em 15 de setembro de 2015 - 0 Comentários

    Só existe uma sensação melhor do que estar em casa: é estar em uma casa nova! Nem sempre se pode comprar uma outra casa na vida, ou às vezes a atual possui um valor emocional muito grande. Então, se você não pode comprar uma casa nova, por que não renovar a que você já tem? Continuar lendo…

  • Onde procurar as melhores oportunidades ...

    por em 7 de setembro de 2015 - 6 Comentários

    O investimento em imóveis hoje em dia se tornou uma alternativa escolhida por muitas pessoas por ser um tipo de negócio geralmente seguro e rentável. Além disso, essa é uma opção sempre lembrada por investidores e economistas, confirmando a importância e a menor possibilidade de prejuízos. Mas, onde procurar os melhores negócios? Uma boa opção Continuar lendo…

  • Os 3 fatores que mais afetam o valor de ...

    por em 2 de setembro de 2015 - 5 Comentários

    O valor de um imóvel pode variar bastante durante o seu tempo de vida. Seja para mais ou para menos, existem diversos fatores que interferem no seu valor. Se você pensa em vender o seu imóvel ou até mesmo comprar um, é importante prestar atenção em alguns detalhes cruciais. Listamos a seguir 3 desses fatores Continuar lendo…

  • 5 dicas para avaliar a real qualidade de...

    por em 18 de agosto de 2015 - 3 Comentários

    Muitas vezes, seja por falta de senso crítico ou até mesmo por preguiça, quem pretende comprar ou alugar um imóvel não dedica tempo e energia necessários para a realização de uma avaliação rigorosa, julgam o livro pela capa, fecham negócio sem realizar uma visita sequer, baseando-se apenas na beleza da fachada, somente percebendo que caíram Continuar lendo…

  • Regras para manter seu imóvel regulariza...

    por em 11 de agosto de 2015 - 7 Comentários

    Para aqueles que compraram ou estão comprando imóveis devem saber que há uma série de regras que tornam regular a situação do mesmo. Se o investimento em imóveis é considerado um tipo de investimento seguro, em parte tem a ver com a segurança jurídica conferida pelas leis destinadas a protegerem a propriedade. O que se Continuar lendo…

  • Alugar ou vender? Vantagens e desvantage...

    por em 4 de agosto de 2015 - 7 Comentários

    Quando se tem um imóvel disponível, fica uma dúvida frequente: vender ou alugar? Quais vantagens e desvantagens para cada opção? Está na hora de pesar os prós e contras e ver qual delas é a melhor para você. Alugar um imóvel Vantagens A maior vantagem de se alugar um imóvel é a valorização do mesmo, Continuar lendo…