Cuidados na compra de imóveis

Comprar um imóvel não é uma tarefa que se deva fazer de cabeça quente, ou pelo menos, sem pensar o tempo suficiente para perceber que realmente está tomando a decisão certa, ou se existem alternativas mais vantajosas e de acordo com as suas necessidades. Por isso, vamos deixar aqui alguns cuidados imprescindíveis que deverá ter antes de comprar o seu primeiro imóvel, fazendo assim com que a sua escolha seja a mais acertada.

Antes de fazer negócio em relação ao imóvel é importante que conheça a história do mesmo. No caso dos imóveis novos, a história é pouca, mas mesmo assim deve conhecer outros empreendimentos do mesmo construtor para verificar se existem problemas conhecidos ou mesmo situações desagradáveis. Para o caso de imóveis usados, então é imprescindível conhecer os antigos donos, verificar com a vizinhança se existem alguns problemas conhecidos e de preferência analisar todas as divisões do mesmo minuciosamente, verificando a estrutura, as pinturas, a possibilidade de existência de umidade, entre outras coisas que vão fazendo com que o imóvel saia desvalorizado.

Em seguida, deverá analisar muito bem o bairro do próprio imóvel, sabendo se é de costume existir problemas com vizinhos, ou mesmo na via pública se é seguro. Principalmente para as famílias que possuem crianças, é imprescindível perceber qual é a segurança do perímetro que envolve o imóvel. Antes de fazer negócio, passe algum tempo no Bairro, conhecendo minimamente os vizinhos, os comércios e ainda verificando qual é a típica movimentação das estradas perto do Bairro.

Por último, mas não menos importante (muito pelo contrário) analise muito bem a questão legal do negócio. Isto é, antes de formalizar a compra do imóvel deve certificar-se que as condições legais estão todas envolvidas, percebendo se existem dívidas, hipotecas, herdeiros que mais tarde possam resultar em problemas. Assim, além de analisar os próprios documentos do imóvel, deverá verificar junto do proprietário legal e até nos serviços de financeiros sobre estas questões, certificando-se que toda a compra seja feita de acordo com as leis, evitando problemas futuros que podem trazer muitos inconvenientes.

3 de julho de 2011 9:49 pm