Como precificar sua casa para venda

A sua casa vale o que você está pedindo? A melhor maneira de responder sua pergunta é separar o que é relevante para os compradores do que não é relevante.

Começando pelo básico, os compradores compram casas com base em três coisas: preçoseus credores dizem o que eles podem pagar. Localização – os compradores sabem onde querem viver. E por condição – eles querem que as casas estejam bem conservadas.

Quem procura uma casa para comprar, analisa toda descrição disponível de sua casa e de sua concorrência. Quanto maior a quantidade de casas à venda mais espaço eles têm para negociar. Eles resumem suas opções em uma pequena lista, com base no que consideram ser o melhor para eles.

Eles compram de acordo com o que é mais importante para eles, preço, localização e ou condição. Por exemplo, um comprador que deseja comprar uma casa em um determinado bairro, pode escolher uma casa em menor condição de conservação, mas somente se o preço é justo.

O que você deve considerar antes de fixar o preço

O mercado

Quando aumenta o número de casas vendidas os preços sobem e o estoque de casas à venda pode influenciar diretamente no valor. Estas condições do mercado são favoráveis aos vendedores, pois aumentam as chances de venda e por um preço maior. Quando o volume de vendas diminui, os preços caem e os estoques de casas podem subir, favorecendo os compradores.

Para vender sua casa no mercado atual, você tem que considerar como anda o mercado. Você pode ajustar seu preço e condições de acordo.

Competição

Sua concorrência não é apenas outras casas semelhantes em sua localidade, mas o que os compradores podem obter. Ele compara o tamanho, número de quartos, banheiros, instalações e muitos outros pequenos detalhes. Você não pode colocar um preço em muitas características, mas pode apontar algumas qualidades de sua casa, tais como fino acabamento e outras coisas que podem agregar valor para os compradores.

Urgência

Se você está se mudando ou tem outro motivo para estar com pressa, você não tem tempo para testar o mercado. Você precisa precificar sua casa para receber ofertas de compras imediatas e sérias.

O que não é relevante para os compradores

Suas emoções

Se você é sentimental com sua casa, lembre-se o comprador não formou os mesmos sentimentos. Seu comprador pode apreciar sua casa, mas ainda vai compará-la com outras casas disponíveis em termos de preço, localização e condições antes de pesar a emoção.

O que você gastou por melhorias além da manutenção normal

Sua piscina pode ser bonita e acrescentar algum valor à sua casa, mas alguns compradores podem não querer ter o trabalho de manutenção que uma piscina exige, de forma que eles podem oferecer menos, comparando com um comprador que realmente quer uma piscina.

Os compradores querem casas que são mantidas adequadamente. Mesmo se uma casa está no mais desejado bairro, ela não vai ser vendida tanto quanto casas semelhantes se não estiver em bom estado e com atualizações comparáveis às novas casas da mesma localidade.

Investimento ou aposentadoria

Ninguém quer perder dinheiro vendendo uma casa. É por isso que o governo oferece subsídios para incentivar a compra de imóveis. Nos mercados normais, investimento em imóveis supera a inflação anualmente. Quando o mercado está aquecido os proprietários têm uma oportunidade maior de liquidez. A desvantagem é que o mercado superaquecido tende a voltar para “média”. Ao fazer isso, alguns mercados corrigem demais, deixando vendedores de curto prazo.

Muitos proprietários também querem um imóvel para preencher a aposentadoria, mas isso não é uma consideração na precificação de sua casa. Um comprador não vai querer pagar a mais pelo seu imóvel só por isso.

Resumindo, ninguém vai pagar mais do que uma casa vale no mercado atual. Podem ter pago mais no passado e podem até pagar mais no futuro, mas o que pagam hoje é uma questão de oferta e demanda.

15143 total de visitas, 7 hoje

  

15143 total de visitas, 7 hoje

6 Respostas para “Como precificar sua casa para venda”

  1. gostei dos temas abordados de forma clara e objetiva.Parabéns!

  2. imoveis.net

    Obrigado pelas palavras Martinho.
    Seja bem vindo!

  3. Jose Carlos Grothe em 13 de novembro de 2012 @ 10:59 am

    Foi muito boa as dicas, gostei parabéns.

  4. tozan

    Parabéns!
    Adorei as dicas são fantásticas e bem resumidas. obrigado..

  5. COLOQUEI O VALOR ERRADO, É 56.000,00

  6. maria lucia domingos da silva em 25 de abril de 2015 @ 9:59 am

    Tenho uma área de 42.000 mil metros em Santaella – Araçariguama. Como faço para saber o valor da mesma caso tenha interesse em vender? Tem uma casa simples que nem incluirei como construção.
    Obrigada pela colaboração. Aguardo um retorno

Envie uma mensagem

Outras dicas para você

  • Indo para uma nova casa? Saiba como se p...

    por em 18 de junho de 2017 - 0 Comentários

    Mudar de casa exige planejamento e organização. São milhares de detalhes que precisam ser pensados antes de realizar a mudança. Para ajudá-lo nessa árdua tarefa, veja abaixo algumas dicas do que fazer para evitar aquela dor de cabeça na hora de se mudar. 1º passo: Definir o que levar O ser humano tem o costume Continuar lendo…

  • As melhores formas de anúncio para seu i...

    por em 3 de outubro de 2015 - 7 Comentários

    Há inúmeras maneiras de divulgar seu imóvel. Porém, algumas são mais eficientes que as outras. Fique por dentro do que se deve fazer ou não para anunciar o seu imóvel e vendê-lo o mais rápido possível. Divulgação via Internet Sem dúvida nenhuma, hoje em dia a internet é a melhor forma de se divulgar um Continuar lendo…

  • A crise te ajudará na compra de uma casa...

    por em 26 de setembro de 2015 - 6 Comentários

    Comprar imóveis durante a crise tem se mostrado cada vez mais promissor. No passado não havia tempo para negociações, quando um imóvel era construído ou colocado à venda em questão de dias já estava vendido, ou até mesmo sua venda era realizada antes da construção começar. Por que o preço está melhor? A crise diminui Continuar lendo…

  • 5 dicas para escolher o melhor consórcio...

    por em 19 de setembro de 2015 - 5 Comentários

    Consórcio é o agrupamento de pessoas físicas ou jurídicas que, através de pagamentos mensais, formam uma poupança destinada à aquisição de imóveis, carros, motos, viagens e até mesmo cirurgias plásticas. Estima-se que aproximadamente cinco milhões de brasileiros optaram por esse sistema de compras, tudo porque não sofre a incidência das altas taxas de juros, ao Continuar lendo…

  • 3 formas econômicas de renovar a sua cas...

    por em 15 de setembro de 2015 - 0 Comentários

    Só existe uma sensação melhor do que estar em casa: é estar em uma casa nova! Nem sempre se pode comprar uma outra casa na vida, ou às vezes a atual possui um valor emocional muito grande. Então, se você não pode comprar uma casa nova, por que não renovar a que você já tem? Continuar lendo…

  • Onde procurar as melhores oportunidades ...

    por em 7 de setembro de 2015 - 6 Comentários

    O investimento em imóveis hoje em dia se tornou uma alternativa escolhida por muitas pessoas por ser um tipo de negócio geralmente seguro e rentável. Além disso, essa é uma opção sempre lembrada por investidores e economistas, confirmando a importância e a menor possibilidade de prejuízos. Mas, onde procurar os melhores negócios? Uma boa opção Continuar lendo…

  • Os 3 fatores que mais afetam o valor de ...

    por em 2 de setembro de 2015 - 5 Comentários

    O valor de um imóvel pode variar bastante durante o seu tempo de vida. Seja para mais ou para menos, existem diversos fatores que interferem no seu valor. Se você pensa em vender o seu imóvel ou até mesmo comprar um, é importante prestar atenção em alguns detalhes cruciais. Listamos a seguir 3 desses fatores Continuar lendo…

  • 5 dicas para avaliar a real qualidade de...

    por em 18 de agosto de 2015 - 3 Comentários

    Muitas vezes, seja por falta de senso crítico ou até mesmo por preguiça, quem pretende comprar ou alugar um imóvel não dedica tempo e energia necessários para a realização de uma avaliação rigorosa, julgam o livro pela capa, fecham negócio sem realizar uma visita sequer, baseando-se apenas na beleza da fachada, somente percebendo que caíram Continuar lendo…

  • Regras para manter seu imóvel regulariza...

    por em 11 de agosto de 2015 - 7 Comentários

    Para aqueles que compraram ou estão comprando imóveis devem saber que há uma série de regras que tornam regular a situação do mesmo. Se o investimento em imóveis é considerado um tipo de investimento seguro, em parte tem a ver com a segurança jurídica conferida pelas leis destinadas a protegerem a propriedade. O que se Continuar lendo…

  • Alugar ou vender? Vantagens e desvantage...

    por em 4 de agosto de 2015 - 7 Comentários

    Quando se tem um imóvel disponível, fica uma dúvida frequente: vender ou alugar? Quais vantagens e desvantagens para cada opção? Está na hora de pesar os prós e contras e ver qual delas é a melhor para você. Alugar um imóvel Vantagens A maior vantagem de se alugar um imóvel é a valorização do mesmo, Continuar lendo…